Bancadas
Todas as bancadas instaladas no Multiusos de Guimarães são do tipo telescópico, construídas em estrutura de aço laminado a frio, todas elas electro-mecanicamente amovíveis, e parte delas transportáveis, com uma capacidade total de 2.842 lugares sentados, constituídos por assentos articuláveis e basculantes distribuídos da seguinte forma:
O acesso às bancadas, cada um delas com 14 filas de assentos (A-N), é feito pelo nível superior e posterior da mesma, através de 13 portas de entrada situadas nas Galerias.
[rev_slider alias=”pisos”]
Pisos desportivos
Para além do pavimento base (betonilha industrial, com autoalisante e antiderrapante do tipo “Sika”), apto para acolher eventos relacionados com espectáculos musicais, congressos, reuniões, exposições ou feiras, a Nave Central dispõe, ainda, de três pisos para competições desportivas:
É um piso flutuante e amovível, de fácil montagem e desmontagem através de módulos em Polipropileno Copolímero de topo sólido. A fixação dos módulos é feita através de encaixe, o que potencia um processo de amortecimento lateral e de aderência, adequado a um desempenho atlético mais seguro. Fabricado nos Estados Unidos da América, está aprovado e reconhecido oficialmente por diversas Federações Internacionais (Andebol, Voleibol, Futsal, Hóquei em Patins, Ginástica, Badmington, Patinagem, Dança, entre outras) e tem características ideais para outras utilizações multiusos.
Cor: azul / Medidas: 44m x 22m
É um piso de madeira constituído por painéis pré-fabricados e acabados de madeira de Carvalho de grande estabilidade, sendo a base constituída por amortecedores de pavimento elástico-sintético de borracha natural. Está aprovado e reconhecido oficialmente pela maior parte das Federações Internacionais das várias modalidades, principalmente as de Basquetebol e Andebol.
Medidas: 44m x 24m
É um piso constituído por duas camadas sobrepostas, sendo a superior calandrada e vulcanizada e a inferior de borracha natural e sintética, com 8mm de espessura. Está aprovado e reconhecido oficialmente pela maior parte das Federações Internacionais de várias modalidades, principalmente as de Voleibol e Andebol.
Cor: azul e laranja / Medidas: 44m x 24m
Cortinas
A Nave Central está equipada com um conjunto de quatro cortinas opacas de elevação vertical, alinhadas entre elas, possibilitando a abertura parcelar do conjunto, para que os lay-outs transversais tenham as bancadas parcialmente abertas ou totalmente recolhidas.
Esse conjunto, localizado a meio da Nave, é composto na sua globalidade por 840 m2 de cortina, com 60 metros de comprimento e 14 metros de altura, sendo fabricadas em tecido sintético de PVC nas duas faces, tendo cada uma delas elevação automática independente através de motor eléctrico. Para além desta cortina opaca, a Nave está equipada com um conjunto de seis (6) redes de protecção laterais e de fundo, para lay-outs de competição, com accionamento automático independente de cada cortina também através de motor eléctrico.
[rev_slider alias=”cortinas”]
Outros
O sistema de som na Nave Central é constituído por um Cluster central e 8 colunas ao seu redor.
O som da nave central garante um espectro sonoro homogéneo com uma potência nominal contínua de 6.000 W.
As paredes da nave central são revestidas no interior em material fono-absorvente do tipo “travertin micro” da Heraklith e os tectos revestidos com painéis acústicos de 25 mm do tipo Heraklit.
Nas salas de imprensa, a sonorização é feita através de colunas e microfones instalados para o efeito.
2 Carros de Basquetebol, do tipo MONDOSTAR, homologados pela FIBA para competições internacionais
2 Carros de Basquetebol, do tipo MONDOCUP, também certificado pela FIBA
3 pares de Balizas de Andebol e Futsal para alta competição
2 pares de Postes de Voleibol aptos para Alta Competição, respeitando as normas da FIVB, desmontáveis mediante ancoragem metálica, com respectivas redes, bandas, varetas de sinalização e protecções de postes
2 pares de Postes de Voleibol de competição, portáteis, com respectivas redes, bandas, varetas de sinalização e protecções de postes
2 Pódio para Juiz de voleibol de Alta Competição
2 pares de Postes de Ténis portáteis e respectivas redes e pódio para juiz
8 Bancos de Suplentes, compostos por seis assentos em polipropileno, do tipo MONDOSEAT-3.
A Nave Central possui ainda dois marcadores eletrónicos para as mais diversas modalidades desportivas.
Climatização
A Nave Central está dotada de seis Unidades de Climatização de Ar (UCA), equipadas com um controlador termostático do tipo “Climatic”. Tem um caudal de ar de 27.000m3/h, uma potência de arrefecimento de 163kw e uma potência total de 143kw. O seu funcionamento pode ser activado manualmente ou por temporizador, garantindo sempre uma temperatura ambiente entre os 18 e os 23º. Para além disso, o Multiusos tem instalado um sistema de ventilação nas zonas de sanitários públicos, vestiário, balneários, gabinetes do piso zero e aparelhos de ar condicionado em todos os gabinetes e salas do edifício administrativo, da Área de Imprensa e da Tribuna VIP.
Iluminação
O Multiusos de Guimarães está dotado de um nível luminotécnico que permite a realização de qualquer espectáculo desportivo de alta competição, com transmissão televisiva, dispondo para isso de um nível de iluminação média de 2.000 lux, com 1.200 lux nos planos verticais. O sistema de iluminação está programado com vários lay-outs distintos, que permitem a gestão da luminosidade para vários segmentos: manutenção, exposições, circulação de público, meia Nave, treinos, competição e transmissões televisivas.
Para além disso, está equipado com um “Grupo de Emergência” que garante a normal iluminação do edifício mesmo em situações de interrupção do fornecimento de energia a partir da rede pública. Ao nível do piso base, possui quatro cabines independentes, com quadros de alimentação eléctrica para todo o tipo de equipamentos de apoios a eventos que se realizem na Nave.