Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Guimarães evoca décimo aniversário da Cidade Europeia do Desporto 2013

Uma década volvida sobre a realização de Guimarães, Cidade Europeia do Desporto 2013, o Município de Guimarães e a Tempo Livre apresentaram hoje um programa evocativo dessa efeméride para 2023, com o objetivo central de refletir sobre o legado que nos foi deixado e perspetivar a evolução do desporto em Guimarães até 2030.
Nelson Felgueiras, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, e Amadeu Portilha, presidente executivo da Tempo Livre, apresentaram em conferência de imprensa um conjunto de eventos que vão marcar todos os meses de 2023.

Em fevereiro, será lançado o Podcast “Memória do Futuro | A História do Desporto em Guimarães”, com entrevistas quinzenais aos maiores protagonistas do desporto vimaranense dos últimos 40 anos.

No mês seguinte, será apresentado um importante estudo sobre “Os Hábitos Desportivos em Guimarães”, realizado pelo Instituto Europeu de Estudos Superiores (IES) e, a 25 de abril, realizar-se-á, no Multiusos de Guimarães, um festival desportivo denominado “Liberdade para D’Escolar”, que reunirá cerca de 5.000 crianças dos vários agrupamentos escolares.

Em maio, a Câmara Municipal de Guimarães promove a primeira reunião do Observatório do Desporto, um novo fórum para discutir as políticas desportivas municipais com o contributo de diversos intervenientes no fenómeno desportivo vimaranense.

De 12 a 18 de junho realiza-se o evento “Guimarães Ativa”, com palcos de promoção do desporto e da atividade física espalhados por vários pontos do concelho.
Para julho, a 6 e 7, está desenhado um Congresso Internacional sobre “Sustentabilidade no Desporto”, que irá contar com a participação de especialistas nacionais e internacionais para abordar a importância da sustentabilidade ambiental no âmbito desportivo.

No dia 10 de setembro, integrado na Meia Maratona Cidade Berço, será realizada a Caminhada “X aniversário CED2013”, com cariz solidário e, em outubro, de 12 a 14, o Teatro Jordão acolherá as Jornadas Temáticas “Vida Feliz”, que pretende criar um momento de partilha de experiências, entre técnicos, utentes e entidades que trabalham a comunidade sénior e o envelhecimento ativo.

Para novembro está destinada a apresentação pública de uma edição atualizada do livro “A História do Desporto em Guimarães”, acrescentando novos capítulos ao livro inicialmente lançado em 2013, com coordenação científica do Prof. Fernando Castro e da Dra. Isabel Maria Fernandes.

O ano evocativo da CED2013 fecha a 6 de dezembro, com a apresentação oficial da Estratégia Municipal de Promoção da Atividade Física, documento que vai reunir um conjunto de recomendações e orientações técnicas com o objetivo de incrementar os índices de atividade física e prática desportiva no concelho de Guimarães até 2030.
10 anos depois da Cidade Europeia do Desporto 2013… Guimarães não Pará